A renomada casa de leilões Sotheby's divulgou o projeto de expansão de sua sede em Nova Iorque, concebido pelo OMA e Shohei Shigematsu. A proposta inclui novas e amplas galerias de exposições para belas artes, objetos preciosos e artigos de luxo. Com 40 galerias de variadas dimensões, divididas em quatro pavimentos, o novo projeto aumenta em quase 50% a área total da sede, que passará a ter 8.300 metros quadrados.
Nove galerias são destinadas a vendas privadas para pequenos objetos dedicados, como relógios e jóias. Três espaços de pé-direito duplo serão reservados a exibições, juntamente com um espaço de 50 metros de comprimento para coleções completas, segundo o The New York Times.
De acordo com informações da casa de leilões, o projeto custará US$ 55 milhões. Algumas das galerias terão seus espaços marcados por colunas de concreto que, segundo Shigematsu, remetem à história da Sotheby's.
Queríamos incorporar a ambição da Sotheby's de revigorar e melhorar a experiência do cliente, proporcionando flexibilidade por meio da reorganização de programas e da diversificação dos espaços de galerias. A nova sede foi projetada tendo em mente ideias de abertura e descoberta - todos os programas voltados para o público são transferidos para os níveis mais baixos, liberando o potencial público do edifício. Uma taxonomia das galerias permite o uso separadamente ou em conjuntos, proporcionando liberdade curatorial, impulsionada por mudanças no modelo de negócios e expansão do repertório do programa da casa.
- Shohei Shigematsu, OMA
A galeria tem previsão de abertura para 3 de maio deste ano.
Via: OMA
.